top of page

The Revenant: O Renascido

  • Fábio Santos e André Carvalho
  • 28 de fev. de 2016
  • 3 min de leitura

O mais recente filme de Alejandro González Iñárritu, vencedor de três óscares no ano passado, foi protagonizado por Leonardo DiCaprio, que interpretou o papel de Hugh Glass no filme “O Renascido”.

Apesar de só ter estreado em Portugal há pouco mais de um mês, já deu muito que falar nas redes sociais e, até à data, já ganhou 60 prémios, entre 126 nomeações - das quais ainda não se sabem todos os resultados. Muitos afirmam que este filme - nomeado para 12 óscares - poderá finalmente garantir uma estatueta ao célebre ator ainda esta noite!

O filme “O Renascido” é baseado num romance seu homónimo, escrito por Michael Punke. Este conta a história verídica de Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) em 1823, um explorador e comerciante de peles que fora atacado por um urso durante uma expedição pelo Velho Oeste, e cujos companheiros o abandonaram às portas da morte. Após uma dura batalha pela sobrevivência, contra o frio, a fome, os índios e os animais selvagens, Glass parte em busca de vingança contra aqueles que o deixaram para trás.

Trata-se de uma aventura fantástica de um homem que perdeu quase tudo, mas nunca a esperança, numa viagem cheia de perigos, onde a ética tenta prevalecer, mas os instintos de sobrevivência falam mais alto.

Existem imensas cenas consideradas chocantes durante o filme, bem como algumas falhas graves que podem ser facilmente identificadas pelas pessoas mais atentas, porém, recomendo-o a quem goste de aventuras, certamente não se irá desiludir. Apesar dos erros, o filme tem imensas cenas muito bem pensadas e excelentes truques de câmara, destacando aqui alguns planos gerais, em que vemos um vasto manto de neve, e grandes planos, onde vemos apenas a expressão do ator.

Um detalhe que reparei durante o filme é que não usam muitos sons artificiais (editados no estúdio) e aproveitam o som do ambiente, o que é bastante complicado para gravar, obrigando toda a equipa a estar em silêncio absoluto. Numa cena bastante aproximada, dá inclusive para ouvir algum ruido do microfone por se ter aproximado demasiado da cara de Leonardo.

Gostaria de destacar os papéis de Leonardo DiCaprio (como Hugh Glass), de Tom Hardy (como John Fitzgerald) e de Duane Howard (como Elk Dog), pelas suas brilhantes prestações no filme.


- Fábio Santos


Antes de começar a falar do filme The Revenant, é necessário termos consciência de que este não se destaca só pela qualidade do seu elenco e realizador, vencedor de um óscar pelo Birdman em 2015, mas pela controversa realidade vivida pela pessoa no qual o filme se baseia, Hugh Glass.

Seria inimaginável pensar tudo aquilo por que Glass passou em 1823, mas através deste filme, e após a sua visualização, acredito que muitos espectadores ficaram sensibilizados ao perceberam que, de facto, o papel de Hugh Glass, representado por Leonardo DiCaprio, era uma história verídica que transmitia muita dor, solidão, desejo de vingança, mas acima de tudo, vontade de sobreviver.

Reportando-me agora ao filme, gostaria de salientar o facto de o realizador ter decidido não utilizar músicas de estúdio, e ao invés disso, ter aproveitado o som do ambiente onde se filmava, o que não só permitia, na minha opinião, que tivéssemos uma noção mais realista da hostilidade do ambiente, mas também que desse outro tipo de realidade ao filme.

Leonardo DiCaprio fez um excelente papel na pele de Hugh Glass, pois filmar num ambiente tão frio, cenas com tanta intensidade e sofrimento deve ter requerido um trabalho imenso por parte do ator, o que nos transmitiu a dor vivida por aquela pessoa.

É de destacar ainda o papel de Tom Hardy, a sua frieza no papel de Fitzgerald foi crucial para que a ligação entre o sofrimento e o ódio de Glass, que foi bem visível durante todo o filme (Glass escrevia repetidamente no gelo, durante todo o filme “Fitzgerald killed my son” – “Fitzgerald matou o meu filho”), fosse notório.


- André Carvalho


 
 
 

Comments


PRÓXIMAS ESTREIAS:

18/02

Mustang - Deniz Gamze Ergüven

 

The Forest - Jason Zada

 

Trumbo - Jay Roach

 

Sadilishteto - Stephan Komandarev

 

Southpaw - Antoine Fuqua

 

Zoolander No.2 - Ben Stiller

 

 

  • Facebook B&W

SEGUE O CINESCÓPIO

bottom of page